NORRIS MOSTRA FORçA E LIDERA 1-2 DA MCLAREN NO TL2 DO GP DA BéLGICA. VERSTAPPEN é 3º

A Fórmula 1 2024 chegou a um ponto em que notar força da McLaren não é qualquer surpresa. Neste momento, a equipe inglesa do tom laranja-papaia em melhor carro do grid, como já está claro, mas mesmo assim é importante registrar que essa foi a tônica do segundo treino livre do GP da Bélgica, em Spa-Francorchamps, nesta sexta-feira (26). Lando Norris liderou, Oscar Piastri foi o segundo colocado.

Verdade seja dita, a McLaren não quis saber de poupar pneus macios. Com a expectativa de chuva para o horário da classificação no sábado, lançou mão da borracha de faixa vermelha. Foi com ela que Norris cravou 1min42s260 e liderou. Piastri foi 0s215 mais lento, mas, diferente do companheiro e igual a quase todos os outros no grid, deu somente uma volta rápida com o pneus mais aderente.

Max Verstappen ficou na terceira colocação, somente 0s002 atrás de Piastri. Daí em diante, a diferença aumentou. Charles Leclerc terminou 0s5 mais lento que o líder, seguido por Carlos Sainz. George Russell, Esteban Ocon, Kevin Magnussen, Sergio Pérez e Lewis Hamilton finalizaram a lista dos dez mais rápidos.

GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP da Bélgica de Fórmula 1 e transmite classificação e corrida em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, na GPTV, o canal do GP no Youtube. Além disso, debate tudo que aconteceu na pista com o Briefing após treinos livres e classificação, além de antes e depois da corrida. No sábado, às 7h30 (de Brasília, GMT-3), acontece o TL3, ao passo que a classificação será às 11h. Por fim, no domingo, os pilotos disputam a corrida em Spa-Francorchamps a partir das 10h.

Confira como foi o TL2 do GP da Bélgica:

O primeiro dia de pista da Fórmula 1 em Spa foi com noticiário incendiário. Max Verstappen, que negou mudar de postura no rádio após os eventos da Hungria, foi punido com dez posições no grid por mexida da Red Bull no motor. A Alpine, enquanto isso, anunciava mudança na chefia, com saída de Bruno Famin, e que se tornaria equipe cliente, com a Renault fora do páreo.

No meio de tudo, Verstappen liderara o primeiro treino, com Oscar Piastri colocando a McLaren na segunda posição. Esteban Ocon teve problema logo no princípio e nem andou. Mas o carro estava recuperar, de acordo com a equipe, para o início da atividade derradeira da sexta-feira.

A temperatura ambiente era de 22°C, com asfalto em 37°C, sem oferecer grandes complicações climáticas para os carros, diferente do calor forte e das chuvas da semana anterior, em Hungaroring. Uma surpresa, até, visto que havia expectativa de chuva para a sexta-feira, bem como há para a classificação do sábado.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

▶️ LEIA TAMBÉM: Red Bull alerta Verstappen e diz que “nada está garantido” na briga pelo título da F1 2024

A escolha de pneus geral para os primeiros minutos era de médios, mas Lando Norris logo testou os macios por algumas voltas. Era mais para avaliar a maneira de usar que dar voltas de classificação. Max Verstappen, enquanto isso, já pulava para a dianteira. Verstappen e Norris eram os mais rápidos da primeira leva de atividade na pista.

Alpine também botava os dois carros para acelerar imediatamente por conta do problema de Ocon pela manhã. Mas Pierre Gasly também era colocado na dança.

Após 20 minutos de atividade, pouco após Lewis Hamilton superar os líderes do campeonato, os pneus macios começaram a ser colocados nos carros. Rapidamente, os tempos caíram. Carlos Sainz anotou 1min43s098 para liderar, mas por poucos minutos. Oscar Piastri voou e anotou 1min42s475. Verstappen tentou de novo, mas foi 0s002 mais lento.

Com 30 minutos de atividade, Piastri e Verstappen ponteavam um top-10 que contava ainda com Charles Leclerc, Sainz, George Russell, Kevin Magnussen, Sergio Pérez, Lance Stroll, Norris e Hamilton.

As voltas velozes continuavam, contudo, e Hamilton começou a construir boa volta. No meio do esforço, porém, resolveu desistir. Norris, não. O vice-líder da F1 2024 colocou novo jogo de pneus macios e cravou 1min42s260. Com a discussão sobre a possibilidade de chuva na classificação, a McLaren ao menos não se preocupava muito em poupar pneus macios.

Daí em diante, as simulações de corrida passaram a tomar conta. Verstappen voltou à pista com pneus médios e, ao menos aparentemente, sem qualquer intenção de virar tempo. Ainda de macios, Magnussen também fazia simulação de corrida, mas chamava a atenção por colocar a Haas na frente de Pérez e Hamilton. Ocon, que será piloto da Haas em 2025, era o sétimo e mostrava ter carro recuperado dos problemas de antes.

A segunda metade do treino estava amplamente dominada por voltas de corrida e sem fortes emoções ou problemas, portanto. O registro ficou para Hamilton, que errou na La Source na primeira volta de pneus macios e foi bloqueado na segunda, sem conseguir se aproximar dos melhores tempos.

Mas foi isso, de fato. Uma vez mais, McLaren fortíssima e dona de 1-2. Norris na frente de Piastri.

Fórmula 1 2024, GP da Bélgica, Spa-Francorchamps, treino livre 2:

Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.

2024-07-26T16:58:16Z dg43tfdfdgfd